RESIDÊNCIA DE CURADORIA

Programa imersivo prático e teórico com Fernanda Lopes*

SOBRE O PROGRAMA

A Residência em Curadoria é um programa de 3 meses com foco no desenvolvimento pratico e teórico para profissionais que desejam aprofundar ou iniciar suas práticas curatoriais.

O programa prevê na integração (eletiva) com algumas práticas da Residência Artística da Casa da Escada Colorida, que possibilitam experienciar o acompanhamento artístico e análise de portfolio, assim como as atividades da Casa em geral, como cineclube, projeto de publicação, convidados, exposições, viagem e programa de múltiplos.   

CONTEÚDO

Serão 12 encontros de 2h (por Zoom - atividades presenciais eletivas estão previstas) com a Fernanda Lopes focados em:

 

  • apresentação e discussão de projetos curatoriais dos residentes;

  • conversas sobre questões das práticas curatoriais;

  • etapas do processo de construção de uma curadoria (texto, montagem, escolha de trabalhos)

O projeto culminará na estruturação de uma publicação final.

*Fernanda Lopes é crítica de arte e pesquisadora. Doutora pela Escola de Belas Artes da UFRJ, é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde foi aluna, e da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Organizou, ao lado de Aristóteles A. Predebon, o livro “Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite” (Tamanduá-Arte, 2016). Escreveu os livros “Área Experimental: Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira dos Anos 1970” (Bolsa de Estímulo à Produção Crítica, Minc/Funarte, 2012) e “Éramos o time do Rei – A Experiência Rex” (Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, Funarte, 2006). Foi curadora assitente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2016-2020), curadora associada do Centro Cultural São Paulo (2010-2012), e curadora convidada da Sala Especial do Grupo Rex na 29ª Bienal de São Paulo (2010). Em 2017 recebeu, ao lado de Fernando Cocchiarale, o prêmio da Associação Brasileira dos Críticos de Arte (ABCA) 2016 pela curadoria da exposição “Em Polvorosa – Um panorama das coleções MAM-Rio”. É membro do Conselho Editorial da revista Concinnitas (UERJ). INSTAGRAM

Rua Manuel Carneiro, 18 e 20

Rio de Janeiro, RJ 20241-120

  • Grey Instagram Icon
  • Facebook Clean