RESIDÊNCIA ARTÍSTICA - Rio de Janeiro
PROGRAMA COM ATELIÊ - 6 meses

Screen Shot 2022-08-12 at 14.21.41.png

  • ENCONTROS: 24 encontros (presenciais ou virtuais) 

  • LOCAL: Lapa - Rio

  • VISITAÇÃO: agendamento - instagram  ou whatsapp

  • HORÁRIO/DIA: A ser definido com grupo selecionado

  • DURAÇÃO: 6 meses | encontros semanais

  • EXPOSIÇÃO: abril-23

  • PROGRAMA: detalhes abaixo

  • VALORES (indicar preferencia/possibilidade na inscrição):

    • 6 vagas - R$800 por mês x 6 meses

    • 2 vagas com bolsa (abono no valor acima)
  • DÚVIDAS: info@casadaescadacolorida.com

CHAMADA ABERTA 

Esta é uma Chamada Aberta para o 5º ciclo do Programa de Residência Artística da Casa da Escada Colorida, na cidade do Rio de Janeiro. A Residência é destinada a artistas que trabalham com diferentes linguagens, mídias e suportes e que, necessariamente, residam na cidade do Rio de Janeiro. Com base nas inscrições (link acima) e na entrevista a ser realizada com as Diretoras Artísticas da Casa, serão selecionades 8 artistas para participar de um programa de 6 meses de duração, acompanhado pela Casa da Escada e convidades, dentre estes, as curadoras Clarissa Diniz e Ana Elisa Lidizia. O início ocorrerá na última semana de setembro-22 e a exposição de encerramento em abril-23.

 

SOBRE O PROGRAMA

 


O programa é híbrido (encontros presenciais e virtuais)  e tem como principal objetivo o acompanhamento e o desenvolvimento de práticas e poéticas. Os encontros serão articulados em reuniões individuais (1 artista e a curadora) e coletivas (o grupo de 8 artistas e a curadora) nos quais  es artistes serão apresentades a possíveis interlocutores para seus trabalhos. Também serão instigades, por meio de exercícios propositivos, a elaborar discursos sobre suas pesquisas. Os encontros serão dedicados a pensar as pesquisas individuais em diálogo com a cena da arte contemporânea. 
 
Ao final do ciclo será realizada uma exposição coletiva aberta ao público na Casa da Escada Colorida (RJ). Todes apresentarão os resultados das pesquisas desenvolvidas ao longo desses 6 meses. 

Os ateliês e os encontros presenciais com 8 artistas residentes, que compartilharão o ambiente, ocorrerão na Casa da Escada Colorida no Rio de Janeiro, localizada na Escadaria Selarón, 18 (agendamento visitação :  instagram  ou whatsapp)

 

encontros

 

  • 8 encontros individuais presencial ( 1 com cada residente) com Clarissa Diniz; 

  • 4 encontros em grupo com Clarissa Diniz; 

  • 4 encontros em grupo virtuais ou presenciais com Ana Elisa Lidizia;

  • 2 encontros com Barbara Jimenez sobre comunicação para artistas;

  • 2 encontros com convidado sobre mercado da arte;

  • 2 encontros sobre portfólios;

  • Encontros com equipe da casa sobre temas diversos e planejamento da exposição de encerramento;

  • Após o encerramento do programa, os residentes farão parte do alumni da Casa da Escada, podendo participar de conversas, palestras e aulas regulares, em conjunto com artistas e pesquisadores de outros ciclos de residência da Casa da Escada Colorida. Exemplos de  temas abordados nesses encontros são Precificação, Direitos Autorais e Editais.  

cronograma


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VALORES

 

  • VALORES (indicar preferencia/possibilidade na inscrição):

    • 2 vagas com bolsa integral

    • 6 vagas  R$800 por mes (valor  integral)

  • As condições de pagamento podem ser negociadas. 

  • bolsa não inclui qualquer tipo de valor a ser recebido pelo/a artista selecionado/a e sim gratuidade na participação do programa.

 

 

 

Infraestrutura:

 

Os residentes terão acesso 24 horas/7 dias na semana ao imóvel, com mesas de trabalho, cadeiras, wifi, armário, acesso à área de convivência com quintal e copa. 

Agendamento visitação :  instagram  ou whatsapp)

Screen Shot 2022-08-24 at 10.56.57.png
WhatsApp Image 2022-08-23 at 17.40.45.jpeg
WhatsApp Image 2022-08-23 at 17.40.45 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-08-23 at 17.40.45 (3).jpeg
WhatsApp Image 2022-08-23 at 17.40.45 (2).jpeg
a603d2027e2823633b48a8e73e0794b3.jpeg

Clarissa Diniz (Recife, 1985) é curadora, escritora e professora em arte. Graduada em artes plásticas pela UFPE, mestre em história da arte pela UERJ e doutoranda em antropologia pela UFRJ, é atualmente professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Entre 2006 e 2015, foi editora da revista Tatuí. Publicou inúmeros catálogos e livros, a exemplo de Crachá – aspectos da legitimação artística (Recife: Massangana, 2008) e Gilberto Freyre (Rio de Janeiro: Coleção Pensamento Crítico, Funarte, 2010; em coautoria com Gleyce Heitor). Tem textos publicados em revistas, livros e coletâneas sobre arte e crítica de arte brasileira, como Criação e Crítica – Seminários Internacionais Museu da Vale (2009); Artes Visuais – coleção ensaios brasileiros contemporâneos (Funarte, 2017); Arte, censura, liberdade (Cobogó, 2018), dentre outros.

Screen Shot 2022-05-11 at 01.47.02.png

Ana Elisa Lidizia é curadora da Casa da Escada Colorida. Ana é historiadora da arte, pesquisadora e curadora. Mestre em Estudos Críticos das Artes (UFF). Bacharel em História da Arte (Uerj). Pesquisa as relações críticas entre palavra e imagem. Como co-curadora organizou, em 2021, a exposição virtual SAL60, disponível para visitação em https://sal60.com.br/sal60/ Em Julho de 2022 abre ferramenta ferragem ferrugem no Paço das Artes (SP), exposição vencedora da Temporada de Projetos no quesito Curadoria. Escreveu o prefácio do livro Ferrugem (Ed.Urutau) de Clara Machado. Desenvolve o projeto de escritas de arte @deslizamentos.arte e colabora com a revista Círculo de Giz.

Screen Shot 2022-07-05 at 14.32.48.png

SOBRE A CASA DA ESCADA COLORIDA

A Casa da Escada Colorida é um espaço independente de arte, fundado em 2019, com a missão de fortalecer a comunidade artística e democratizar a cultura por meio de educação, geração de oportunidades e processos de gestão cultural. 

 

Fundada na Escadaria Selarón - Rio de Janeiro, a Casa preservada pelo Patrimônio Artístico do Rio de Janeiro,  e possui um programa de residência artística com atelie no Rio (6 meses), um programa de Acompanhamento Crítico para Artistas (3 meses) e um programa de Residência de Curadoria (3 meses), além de cursos, laboratórios e oficinas de curta duração.

 

Em julho de 2022 a Casa abriu as portas em São Paulo e iniciou um ciclo de residência artística com duração de 2 meses